Lingüística, Letras e Artes

Listening and sound in São Paulo musical theatre (1914-1934)
Bases

Ultimas formações
2023 - 2024     Pós-Doutor(a), Universidade de São Paulo
2016 - 2021     Pós-Doutor(a), Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo
2019 - 2020     Pós-Doutor(a), Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales
Laboratório
www.lems.iar.unicamp.br
Atividades de Pesquisa

While music in musical theater has already been the object of studies and debates (Tinhorão, 1981; Gomes, 1998; Bessa, 2012), the broader sound dimensions of this kind of spectacle – which includes not only singing and instrumental music, but the speech itself, the scenic sounds, the noises of the audience, the acoustic environment, the auditory techniques (Sterne, 2003) of the audience – remain unexplored. The understanding of “theater as a place where one listens” (Larrie and Mervant-Roux, 2016) has only marginally gained ground in Brazilian research on the performing arts, and particularly in musical theater. However, it is known that hearing is as fundamental as seeing in the theatrical experience, and that sound imagery is as important as visual one for understanding the mass culture born with the “society of the spectacle” (Charle, 2012). Based on recent theoretical contributions from Sound Studies (a field that emerged in reaction to the hegemony of the visual in Western society's thought and imagination, promoting the so called the acoustic turn), this research project intends to produce theoretical reflections and historical analyzes on listening and sound in the musical theater in the city of São Paulo. To what extent has the acoustic experience of watching operettas, burletas and revues in large halls shaped the audience’s music listening? Conversely, what was the impact of the mechanical sound recording on the theatrical reception? Which sources can be explored for the study of the aural experience in musical theater? Here are some questions that guide this research work.

Palavras-chave
Sound Studies, Music and migration, Musical Theatre
Palavras-chave (lattes)
Coautores
Resumo Lattes
Pesquisadora colaboradora e professora permanente do programa de pós-graduação em Música da Unicamp, onde coordena o projeto de pesquisa "Conexões musicais transatlânticas: São Paulo na rota das companhias de teatro musicado (1914-1934)", com auxílio FAPESP. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo em cotutela com a Universidade Paris Nanterre. Possui bacharelado e licenciatura em História, licenciatura em Música e Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado no Departamento de História da USP (PDS-CNPq, 2023-2024), no Instituto de Estudos Brasileiros da USP (PD-Fapesp, 2016-2021), e no Laboratório Mondes Américains da EHESS de Paris (BEPE-Fapesp, 2019-2020). Foi professora colaboradora (2020-2022) do IEB-USP no âmbito do PART (Programa de Atração e Retenção de Talentos da USP) e professora substituta de História da Música no Instituto de Artes da Unesp (2014-2015). Tem experiência na área de ensino e pesquisa em História, com ênfase em História da Cultura e História da Música, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Cultura Sonora, História de São Paulo (século XX), Música Popular, Teatro Musicado. É integrante do Laboratório História e Cultura Sonora (DH-USP), do Laboratório de Estudos da Música e do Som - LEMS (IA-Unicamp), do Grupo de Trabalho Músicas Populares Urbanas (ARLAC/International Musicological Society) e da Linha de Investigação em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo do Centro de Estudos Globais, da Universidade Aberta de Portugal. Atuou como editora e elaboradora de materiais didáticos de História e de Música e com formação de professores. É autora do livro A escuta singular de Pixinguinha (Alameda, 2010), contemplado com o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música de 2010, e coeditora do livro Histórias das Músicas no Brasil (Anppom, 2023).
Idiomas
Espanhol Compreende Bem , Lê Bem
Inglês Compreende Razoavelmente , Lê Bem
Francês Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem
Português Compreende Bem , Fala Bem , Lê Bem , Escreve Bem
Citações por Ano
Apoio FAPESP em números

1 1 2 1 6
Auxílios à pesquisa em andamento Auxílios à pesquisa concluídos Bolsas no país concluídas Bolsas no exterior concluídas Todos os Auxílios e Bolsas